quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Portão de entrada

Um grande desafio para quem está construindo é decidir o desenho dos muros e portões de entrada. A função é cercar, proteger e dar privacidade, mas como são parte da fachada, devem estar em harmonia com o estilo da casa. É importante que os materiais e acabamentos sejam duráveis e que a manutenção seja constante.
 
Legislação - A maioria das casas e prédios tem o seu fechamento no limite do lote, em frente à rua de acesso. Verifique o Código de Edificação da sua cidade e veja os limites de afastamentos e aberturas. Se a fiscalização aparecer e você tiver construído no lugar errado, pode ser obrigado a demolir! #fail 
 
Continue vendo:
Clike abaixo em "mais informações"


Dimensões – A primeira preocupação deve ser com relação às dimensões do portão e para que ele servirá. Podem ser apenas para a circulação de pedestres (menores) ou permitir a passagem de veículos. Quanto maior e mais alto (por questão de segurança) for o portão, mais pesado ele será e maior a força (manual ou automática) necessária para manuseá-lo.

Materiais - Além do fator estético, é importante verificar a resistência, o peso e a durabilidade. Um portão de segurança deve ser fabricado com materiais resistentes, os mais comuns são o ferro, o alumínio e a madeira. O vidro temperado tem ganhado espaço e já aparece em diversas casas. A mistura desses materiais, com diversos formatos e desenhos, é uma ideia interessante!


* Portões de ferro – muito grandes tendem a ficar muito pesados e difíceis de manusear (se o acionamento for automático, será necessário um motor mais forte e caro para abrí-lo). Para manutenção é necessário tratá-los contra corrosão e pintá-los periodicamente para que não enferrujem.

* Portões de alumínio – são mais caros e mais atuais. Além disso, são uma boa opção para se ter um portão grande, leve e durável. A manutenção é mais simples e compensa o desembolso inicial mais alto.

* Portões de madeira – exigem mais cuidado na manutenção e devem ser lixados e envernizados (ou pintados) para que não apodreçam com o tempo.

* Portões de vidro – são os de uso mais recente e ainda considerados de alto luxo em algumas cidades, portanto, se na sua o uso ainda não é comum, cuidado para não chamar mais atenção que os vizinhos…


Forma de abertura – As formas mais comuns de abertura são: de abrir, de correr, basculantes e pivotantes. Prefira os de abrir para portões manuais e muito grandes; e os de correr ou basculantes para portões automatizados.


* Portões de abrir – verifique se o espaço necessário para a abertura das folhas estará desimpedido ou se um carro não irá atrapalhar. O ideal é a abertura para dentro.





* Portões de correr – verifique se há espaço para as folhas correrem, sendo que elas não podem invadir a casa do vizinho e nem impedir a abertura do portão de pedestre.




* Portões basculantes – como funcionam com um contra-peso, necessitam de uma viga superior para se movimentar. Verifique se é possível ou esteticamente desejável.



Tipo de abertura – Pode ser manual ou automática.

* Portões automatizados – escolha um fabricante conhecido e preste atenção na forma de abertura, é o que geralmente define se ele será ou não automatizado. Portões de correr ou basculantes funcionam melhor quando automatizados. Portões de abrir com duas folhas precisam de dois motores, por isso é comum vermos uma abrindo antes da outra ou a abertura ocorrer em pequenos trancos após algum tempo de uso.

Pronto ou sob medida – Os portões comprados prontos têm menor custo. Já os sob medida têm a vantagem de se adequar perfeitamente ao espaço e a forma de abrir desejada, além da liberdade com relação aos materiais, formas ou desenhos. Ao se decidir, consulte uma empresa especializada e com bom nome no mercado.


A fachada é totalmente fechada com portões de madeira e um pequeno muro de alvenaria com pintura branca. Projeto Arthur Casas.



Esta casa tem a fachada mais exposta, com portões de madeira apenas na garagem e na entrada de pedestre. Projeto BGD Architects.



Fachada com fechamento misto, o portão de pedestre é de metal tubular e tela com pintura branca (epóxi industrial) e o portão de veículo é de madeira. Projeto de Alcir Calux, via Casa.



Fachada com portões de ferro pintados de marrom e muro de alvenaria com textura clara. Projeto Carolina Rocco, via Referans.



Fachada fechada com portão de alumínio marrom e muro em alvenaria com pintura bege. Projeto Arthur Casas.



Portão de alumínio branco e muro de alvenaria com madeira cumaru (impermeabilizadas com verniz de poliuretano). Projeto Márcio Kogan, via Casa



Fachada com fechamento em alvenaria, alumínio branco e vidro temperado jateado. Projeto Denise Zuba.



Grade e portões em ferro com pintura cinza (ou prata). Observem que no portão de pedestre tem um pórtico em alvenaria similar ao da casa, gostei! Projeto BGD Architects.



Muro em alvenaria com pintura bege e vidro laminado incolor. Via: Simone Verzola.

vi la no: Assim eu Gosto

Um comentário:

  1. Todos são lindos, entretanto, o projeto de Carolina Rocco é um diferencial. Ela soube usar os recursos e as cores com simplicidade.

    ResponderExcluir

Gostou? Então continue lendo: